Quer receber os amigos em casa com uma temática muito inesperada? A ideia aqui é fazer uma festa portuguesa trazendo desde as comidas típicas do país até uma imersão a partir da decoração da noite.
No conteúdo de hoje, você vai entender quais são os detalhes importantíssimos durante a organização de uma festa portuguesa. E, mais que isso, entender quais são os pratos típicos que podem ser inseridos na noite. Acredito que aqui você vai encontrar tudo o que precisa para organizar do zero a sua noite portuguesa!
Antes de mais nada, recomendo que assista ao vídeo abaixo, nele mostro como organizei uma noite portuguesa como festa de aniversário para a minha amiga. Explico como decorei e, principalmente, quais foram as comidinhas típicas que escolhi. É só apertar o play abaixo.
Como planejar a decoração da festa portuguesa
A cultura portuguesa possui alguns aspectos únicos. Após assistir ao vídeo acima, você deve ter reparado no cuidado que tive ao escolher as louças para que elas fossem azuis e tivessem um toque voltado para os azulejos portugueses, por exemplo.
Até recordei de umas louças que meu pai tinha comprado em sua última viagem para Portugal e é muito isso! Isto é, você precisa trazer o toque português para a sua noite e a forma mais direta, sem pensar na comida, é a decoração do ambiente.
Decorar com azulejos ou com as cores da bandeira?
Os azulejos portugueses são muito conhecidos, é um detalhe que, socialmente, todo mundo já identifica como sendo de Portugal.
Entretanto, vale pensar também nas cores da bandeira de Portugal, sendo elas vermelha e verde, para usar na decoração da festa. Porém, vale o cuidado, isso porque ao misturar as duas cores na decoração, pode ser que fique bem exagerado. O ideal aqui é inserir toques dos dois tons ao longo da decoração.
Visto isso, é preciso escolher de vez qual será o foco da sua decoração: quero algo mais azul e branco, voltado para os azulejos? Ou prefiro usar as cores da bandeira na decoração?
Mas dá para usar os dois? Sim! Caso você queira trazer um pouco dos dois, é essencial pensar no equilíbrio dessas cores na decoração. Escolha uma para ser o centro e faça um mix entre as cores da bandeira e alguns elementos culturais, por exemplo, tais como o Galo de Barcelos e os tais azulejos portugueses – em que o tom pode aparecer nas louças da festa.
Quem uma ajuda com a decoração?
Agora chegou o momento que vocês adoram: o kit digital para festa inspirado na Festa Portuguesa. Dessa vez, separei para vocês as tags com os nomes dos pratos, para que todo mundo entenda quais comidas típicas de Portugal estão experimentando.
Além disso, resolvi criar alguns detalhes dos azulejos portugueses para inserir na decoração da festa. A ideia é colocar os adesivos com a estampa de azulejos nas garrafas de vidro. Fica um charme! Tenho certeza que trará o toque especial que a sua decoração precisa para se transformar em uma verdadeira festa portuguesa.
Comidas típicas de Portugal para sua festa portuguesa
Agora, vamos para as comidas típicas de Portugal para que você tenha uma ideia do que trazer para a festa portuguesa.
Primeiramente, o Bacalhau não pode faltar nessa festa, já que é o peixe mais consumido no país. Mas, você deve estar aí se perguntando como inserir o bacalhau no menu da festa, certo?
Quais são os salgadinhos para uma noite inspirada em Portugal?
O salgadinho mais conhecido deles é o Bolinho de Bacalhau. Se está pensando em colocar salgadinhos na sua festa, a ideia de trocar coxinhas por bolinhos de bacalhau é excelente!
Os bolinhos podem ser servidos como entrada da noite, por isso podem ser deixados na mesa com outros salgadinhos e mesa de frios, como mostrei no vídeo.
Vale lembrar da textura correta para o bolinho de bacalhau: crocante por fora e macio por dentro.
Aliás, existem também bolinhos no formato mais arredondado que se diferem em um único detalhe dos bolinhos de bacalhau: a farinha.
Diferente dos bolinhos de bacalhau que levam batatas, os bolinhos chamados “pataniscas” são produzidos com farinha. Vale a pena inserir pataniscas como entrada também.
Para quem curte queijo, vale ficar de olho em um que é considerado a sétima maravilha de Portugal, o Queijo Serra Estrela. Ele possui uma característica muito distinta dos outros queijos, principalmente dos daqui de Minas, já que é composto por uma casquinha na parte de fora e uma certa cremosidade por dentro. Reserve um lugar especial para ele!
Doces portugueses para inserir na festa
Agora, chegou o momento de decorar a mesa do bolo, principalmente, se o intuito for usar a Noite Portuguesa como temática de festa de aniversário. E, por isso, precisamos conhecer quais são os doces típicos de Portugal.
Quem já passeou por Portugal sabe da quantidade de padarias, doçarias e confeitarias que existem pela cidade. Com isso, os doces portugueses também são parte essencial na preparação da festa.
Lista de doces portugueses para a sua festa
Vale ficar de olho nos seguintes doces tradicionais de Portugal, sendo eles:
- Pastel de nata;
- Pastel de Santa Clara;
- Toucinho do Céu;
- Bola de Berlim;
- Ovos Moles de Aveiro;
- Brisa do Liz;
- Ninho;
- Pão de Ló;
- Torta de Azeitão;
- Tarte de Amêndoa;
- Salame de Chocolate;
- Travesseiro de Sintra;
- Queijada de Sintra;
- Pastel de Feijão;
- Sericaia;
- Guardanapo;
- Pudim de Batalha;
- Queijada da Graciosa;
- Cornucópias;
- Telha de Amêndoas;
- Frutos de Amêndoa;
- Pastel de Tentúgal e
- Queijada de Évora.
Doces portugueses e suas versões brasileiras
Algo que é típico em Portugal e que apelidamos carinhosamente no Brasil de Pastel de Belém, é o Pastel de Nata. O doce pode ser acrescentado ao lado do bolo ou torta, caso seja um aniversário. E, principalmente, é muito fácil de encontrar no Brasil, já que é uma receita comum por aqui também.
Entretanto, se morar no Rio Grande do Sul, próximo de Pelotas, o doce conhecido como Ninho já ganhou espaço por lá e pode ser uma ótima alternativa para inserir ao lado do bolo também.
A diferença dele para o original português está na massa, já que é feita com fios de ovo ao invés de ser folhada. Uma curiosidade está no nome “ninho” já que vem do fato do doce se parecer com um ninho de passarinho. Muita fofura!
Outro doce português que se parece muito com um brasileiro é o Brisa do Liz. Ele lembra um quindim mas tem amêndoas na receita.
Dicas para a sua festa portuguesa
Na hora de organizar a mesa, encontrei uma caneca de Portugal e decidi colocar os talheres dentro dela. Agora, para o menu, escolhi os seguintes salgados para a festa portuguesa: bolinho de bacalhau, croquete de carne e empada de bacalhau.
Decidi criar uma mesa de frios em que os próprios convidados pudessem se servir à vontade e, para isso, escolhi os seguintes itens:
- Pães;
- Queijo Burrata;
- Catupiry com geléia de pimenta;
- Queijo com mel;
- Torradinhas;
- Alguns patês;
- Montei uma tábua com queijos e alguns frios;
- e Cebola Caramelizada.
Para te ajudar, no vídeo do início da postagem, mostro exatamente como inseri cada um desses itens de forma que chame à atenção dos convidados pela organização e criatividade dos pratos. Enfim, acredito que possa te inspirar bastante também.
Já na mesa do bolo colocamos uma Torta de Avelã, Éclairs, Pasteis de Nata e Brisas do Liz.
Mande nos comentários quais são as comidas típicas e os itens de decoração que não podem faltar na sua Festa Portuguesa!
Estou bem curiosa para saber o resultado também, então, vale me marcar no Instagram quando for receber os amigos com essa temática em casa, meu Instagram é @lainalaine. Vou ficar esperando, hein?