O friozinho pede uma reunião mais aconchegante com os amigos e a escolha da vez é o fondue. A melhor parte é que essa é uma recepção muito prática de se fazer. Por isso, decidi organizar uma Noite de Fondue aqui em casa e mostrar para vocês todos os detalhes da decoração e também alguns truques na hora de preparar tudo.
Como organizar a mesa da Noite de Fondue?
Se assim como em Belo Horizonte, na sua cidade também estiver com um tempo instável, aconselho fazer dentro de casa a Noite de Fondue com os seus amigos. Eu escolhi a sala de estar e optei por transmitir um estilo mais aconchegante e intimista para que toda a galera fique mais próxima. Mas como assim?
Reuni todos os meus amigos na mesa de centro da sala de estar, ela é baixa, mas tem um tamanho bom para inserir tanto as panelas com fondue quanto os pratos. Por ser quadrada, todos terão acesso fácil ao fondue. Dessa forma meus amigos e eu ficamos assentados no chão com almofadas e, assim, aproveitamos bem mais esse momento juntos.
Vou receber sete amigos em casa, por isso, acabei dando uma improvisada na hora da decoração, principalmente porque não tinha sete unidades de tudo.
Por exemplo, eu não tinha guardanapos com a mesma estampa para todos, mas decidi misturar um com estampa vermelha com outro de estampa branca e acredito que ficou com um ar mais divertido. E, para finalizar, deixei todos com o mesmo porta guardanapos prata que minha mãe me deu. Veja na foto abaixo como ficou a mesa posta:
A partir disso, decidi que a decoração teria esse toque vermelho no guardanapo, mas o restante seria preto e branco. Isso me abriu um leque de opções em casa e acabei optando até por usar umas taças mais escuras na cor preta e vinho que tenho em casa.
Para deixar a reunião ainda mais aconchegante, optei por colocar umas velas em cima da mesa. Dê o play no vídeo abaixo para conferir como ficou toda a decoração.
Solte a imaginação
Na hora de decidir a decoração, eu prefiro reunir tudo em uma mesa e já pensar nas possíveis combinações. Recomendo que faça o mesmo.
Esse momento de parar para analisar e, realmente, pensar como vai decorar, quais cores usar, quais combinam mais, é muito importante nesse meu processo de preparar uma recepção. Acredito que fará toda a diferença no seu também.
Então, reúna tudo em uma mesa e vá criando combinações. Só depois, organize do jeito que imaginou.
Qual fondue sirvo primeiro?
Como já é de costume, vamos deixar os salgados primeiro e só depois servir o fondue doce. Sendo assim, já vou preparar a mesa da noite de fondue com o objetivo de inserir ali duas panelas, uma para o fondue de carne e outra para o de queijo.
Só depois irei trocar para uma cascata de chocolate como sobremesa. Como terão dois sabores, decidi colocar dois garfinhos para os convidados poderem se organizar da forma que acharem melhor.
O que eu aconselho é picar tudo e já deixar praticamente pronto para que não tenha que se preocupar com nada quando os seus amigos chegarem. Agora, vamos entender melhor como preparar cada fondue, seja ele doce ou salgado.
Como fazer fondue de chocolate?
Uma amiga me deu a ideia de fazer o fondue de chocolate com barrinha de Alpino e eu adorei. Por isso fiz o fondue como fosse um ganache mesmo. Ficou uma delícia!
Como preparo fondue de chocolate: Coloco primeiro o creme de leite para ferver na panela. Quando ele ferver um pouco, eu desligo o fogo e coloco os pedaços da barra de chocolate. Com isso, o chocolate derrete no calor do creme de leite. Depois, acrescento um pouco de manteiga para dar um brilho e um sabor a mais para o fondue.
Vale ressaltar aqui o fato de que na Noite de Fondue, eu misturei diferentes sabores de barrinha de chocolate. Além da barrinha de Alpino, acrescentei chocolate ao leite e um outro meio a meio, em que metade é amargo e a outra metade ao leite.
No supermercado Verdemar, em Belo Horizonte, existe um doce chamado Financier. Eu não sei bem se vocês conhecem (se ainda não experimentaram, vale ver se tem para comprar na sua cidade!) Peguei um sabor laranja, que considero ser mais neutro, para não contrastar muito com o chocolate do fondue. As outras opções de sabores eram café e chocolate. Vocês não fazem ideia do quanto ele fica gostoso no fondue de chocolate!
Quais são as melhores frutas para fondue?
Sempre bate aquela dúvida sobre qual seria a fruta ideal para o fondue. Por isso, decidi fazer uma listinha para te ajudar nessa escolha:
- Banana (não pique antes, deixe para picar na hora de comer o fondue de chocolate)
- Morango
- Tomatinho cereja (vai por mim, fondue de queijo com tomatinho fica gostoso demais!)
- Uva verde sem semente
- Kiwi
- Abacaxi
Na recepção que fiz aqui em casa optei pelas seguintes frutas: banana, morango, tomatinho cereja e uva verde. Mande nos comentários quais foram as suas escolhas para a Noite de Fondue.
Qual carne escolho para o fondue?
A minha sugestão é escolher um corte mais macio e com menos gordura da carne. Para a Noite de Fondue aqui em casa, por exemplo, eu escolhi Filé Mignon. Além disso, solicitei ao açougueiro que já picasse a carne no tamanho certo para o fondue.
Escolhi também servir de aperitivo uma linguicinha calabresa. A ideia é cozinhá-la antes no vinho para dar um sabor mais gostoso. Assim, é possível servir depois ou com os molhos ou com o fondue de queijo.
Como preparo: Para fazer isso, é só colocar o vinho na panela e deixar a linguicinha cozinhar até o vinho secar.
Tenho reparado que existem diversas formas de servir o fondue de carne, uns servem com caldo, outros fazem numa chapa ou até mesmo servem com óleo. Porém, eu não gosto de nenhuma dessas opções. Prefiro fazer o fondue de carne com vinho.
Antes dos meus amigos chegarem, eu decidi já deixar a carne pronta. Apenas temperei com um pouco de pimenta e sal. Na verdade, a ideia é deixar as carnes cozinharem no vinho e o tempero da carne será feito com os molhos. Confira quais são mais adiante.
Como preparo: faço isso direto na panela de fondue. Inicialmente corto um dente de alho pela metade (vale deixar com a casquinha em volta só para não sujar a sua mão). Depois, passo o dente de alho no fundo da panela, esfregando mesmo até perceber que ficou com uma gordurinha no fundo. Em seguida, parto uma cebola roxa pela metade e deixo dentro da panela. Em seguida, acrescento o vinho tinto seco, tenho usado muito o vinho Country Wine na hora de cozinhar. Assim, a carne vai cozinhar dentro dessa panela.
Vale a pena comprar o fondue de queijo pronto?
Inicialmente, eu optei por comprar o fondue de queijo pronto, já que facilitaria muito no momento do preparo. Porém, na hora de esquentar, notei que estava precisando de um toque final. Por isso, resolvi acrescentar parmesão ralado, azeite aromatizado de trufa e vinho branco.
Eu recomendo comprar o fondue de queijo pronto, porque já vem na textura certa e fica bem mais fácil de preparar. Entretando, vale dar uma incrementada com noz moscada também, uma especiaria da sua preferência ou um queijo especial, por exemplo. Fica uma delícia!
Vale lembrar de comprar pães e picar para servir junto com o fondue de queijo.
Quais molhos faço?
Durante a Noite de Fondue, acabei optando por acrescentar alguns molhos à mesa.
Eu costumo comprar molho pesto pronto e deixar congelado em forminhas de silicone em casa, então já tirei alguns para descongelar. Além disso, comprei molho curry com abacaxi e molho barbecue. Para finalizar, fiz um molho de mostarda e mel e também uma geleia de pimenta.
Espero que tenham curtido as ideias para organizar uma Noite de Fondue e, claro, mandem nos comentários se vocês têm uma receitinha diferente na hora de preparar fondue doce e salgado.